BAILARINAS NA HISTÓRIA DA DANÇA ORIENTAL



terça-feira, 14 de setembro de 2010

Beba Azza Eddine



Beba Azza Eddine

A bailarina por mim escolhida foi a Beba Azza Eddine, que encontrei também com outras designações, talvez dependo da região, tais como Beba Azzedine ou Beba Ez Eldin.

Beba Ezzedine nasceu no ano de 1910 e começou a sua carreira de dança na capital do Líbano, Beirut, local de nascimento. Beba foi muito mais que uma lindíssima dançarina do ventre que se tornou famosa pelos anos 30, mas que atingiu o clímax da fama já na década de 40 e 50.
Não se sabe muito sobre a vida desta dançarina, que ainda é recordada com algum mistério. Beba frequentou a alta sociedade do Cairo e somou vários admiradores, mesmo até no seio dos membros do governo. Prova do seu talento inigualável era o valor do seu salário: esta estrela ganhava o equivalente a 150 000€ por mês!
Além da sua veia artística, Beba Ez El Din também lutou contra a invasão das colónias Britânicas no Egipto, estando também preocupada e sobretudo participativa na vida política do país onde trabalhava.
Quando a dançarina de renome Badia Masabni deixou o Egipto e regressou à Síria, vendeu-lhe o seu clube nocturno “Opera”. Agora Beba tinha o seu próprio clube-casino que era frequentado pela alta sociedade e fez assim muito dinheiro, contando com a colaboração de dançarinos que esta contratava para enriquecer os shows.
Beba faleceu com uns juvenis 40 anos num acidente de carro em 1950.

Fonte: http://www.belly-dance.org/beba-azza-edddine.html


Reconheço em Beba Azza Eddine as características de uma dançarina com uma expressividade facial sempre sorridente e contagiante e corporal: os acentos, quebras de ancas e shimies de peito são as imagens mais marcantes que retiro dela, contudo, aliado a estes movimentos, conseguia uma suavidade interessante, mesmo sendo uma mulher de porte forte (nos vídeos que vizualizei) e a sua empatia com o público era evidente: tinha uma abordagem diria simpática pois não era agressiva no sentido de intimidar o público mas não passava, sem dúvida, despercebida.


Vídeos de actuações de Beba no Youtube:

• http://www.youtube.com/watch?v=jtani9-Acqk&feature=PlayList&p=86B1CAF2B09FA688&playnext=1&playnext_from=PL&index=1

• http://www.youtube.com/watch?v=pAPJ00MC7Yw&feature=related


Trabalho realizado por Inês Silva
no curso "Nove Luas" - Viseu

Nenhum comentário:

Postar um comentário