BAILARINAS NA HISTÓRIA DA DANÇA ORIENTAL



terça-feira, 14 de setembro de 2010

Nagwa Fouad


Nagwa Fouad foi uma grande bailarina na idade do ouro da dança oriental. Foi muito
popular nas décadas de 70 e 80. A sua fama começou a crescer nos anos 60 e nos anos 70 ela já era a dançarina mais famosa no mundo árabe.

"To be a dancer, a respected, famous dancer: this was my dream since I was about six, when I started dancing, anytime and anywhere."

Nagwa Fouad, Awatef Mohammed El Agamy, nasceu em Alexandria no Egipto em Janeiro de 1943, filha de mãe palestiniana, de Nablos, e de pai egípcio. A sua mãe morreu meses depois de ela ter nascido, e o seu pai casou com outra palestiniana, a quem Nagwa amou como verdadeira mãe e que foi o seu grande apoio nos momentos difíceis que haviam de vir.
Quando tinha três meses de idade, os seus pais mudaram-se para Jaffa (antiga cidade portuária de Israel, agora incorporada a Tel Aviv) e aí passou alguns anos da sua vida. Em 1948, a sua casa foi destruída pelos gangs Zionist (movimento nacionalista politico, que defendia o restabelecimento das terras do povo judaico em Israel) e perderam tudo. O seu pai teve que regressar a Alexandria para tentar encontrar família que pudesse ficar com elas, mas entretanto, o que restava de Jaffa foi completamente perdido para os Judeus. Felizmente, elas conseguiram escapar, como os demais, por mar e acabaram em Al-Arish (cidade do Egipto), onde ficou juntamente com a madrasta em tendas para refugiados. Todos os dias passavam horas em filas por comida que escasseava. A única doce recordação que ela tem desses tempos amargos, era uma bebida, chamada “Mistura de frutas”, que serviam ao jantar.
Um dia a sua madrasta, encontrou alguém que ia para o Cairo e conseguiu que o seu pai fosse avisado do paradeiro delas. Ele veio buscá-las e levou-as para Alexandria, porém voltou a casar-se, e ela foi com a madrasta para o Cairo. Nagwa conta que ela não era uma madrasta maquiavélica, como as das histórias e reconhece que era uma verdadeira senhora com um coração bondoso. A madrasta nunca chegou a ter filhos próprios e trabalhou como costureira.
Aos 14 anos, conseguiu arranjar emprego como recepcionista no escritório do Sr. Orabi, um reconhecido agente de estrelas. Quando este a viu dançar, convenceu-a a alugar um traje de dança do ventre e actuar num palco.
Começou então a dançar no Sahara City, um famoso clube nocturno, junto às Pirâmides e pouco depois mudou-se para o Albergue das Pirâmides, lugar sagrado onde as poltronas ainda têm a marca do rei Farouk I do Egipto.
Ela lembra-se de tremer quando questionada pelos agentes da polícia acerca da sua idade e do grande alívio que sentiu quando o dono do clube convenceu os agentes de que ela tinha 16 anos, a idade mínima legal para se ser uma bailarina de dança do ventre profissional.
O primeiro passo para o estrelato começou com o casamento com Ahmed Fouad Hassan, o talentoso violinista, e futuro guia e músico. A sua primeira grande oportunidade surgiu quando em 1960 foi convidada para actuar no palco do Adwaa Al-Madina (“Cidade das Luzes”), que acolhera super estrelas da dança oriental.
O seu marido tinha mais dezassete anos do que ela, mas ela precisava dele, pois ele amadurecia os seus talentos amadores. Ele ensinou-a a valorizar o trabalho e os estudos para conseguir ser uma boa bailarina. Treinou-a na Escola de Dança de Nelly Mazloum e ela juntou-se à Companhia Nacional de Dança para estudar folclore com professores russos.

Mas ao fim de seis anos, o casamento chegou ao fim. Ele queria um filho e ela estava a começar a sua carreira e acreditava que uma hora de vida gloriosa e preenchida valiam o sacrifício. Ficaram amigos.

Em 1976, Nagwa Fouad atingiu o pico da sua carreira, quando Mohamed Abdel-Wahab compos uma peça musical especialmente para ela, denominada “Qamar Arba’tashar” (“Lua Cheia”). Foi a partir da sua performance nesta melodia, que mudou a forma como a dança do ventre era apresentada em palco. Nagwa transformou-a num espectáculo pródigo, repleto de giros graciosos e lenços flutuantes. Segundo a própria, ela criou um espectáculo semelhante a uma peça de teatro, mesclando a dança oriental de Tahia Carioca e Samia Gamal.


Ela ganhou uma fortuna como bailarina, mas conseguia sempre gastar mais do que ganhava, porque dizia que não era possível ganhar dinheiro com uma carreira artística, pois tem que gastar-se constantemente dinheiro se querem continuar a evoluir e se querem continuar a realizar espectáculos cada vez melhores e sempre novos.
Formou uma companhia de 12 bailarinas e 35 músicos e cantores, um coreógrafo e um estilista. Para ela, a sua companhia era como uma pequena companhia itinerante de teatro, já que iam em tournée por todo o país e davam espectáculos em todo o lado.
Punha-se constantemente à prova, testando os seus limites físicos e artísticos, e realizando cada vez mais espectáculos. Sem dúvida, ela triunfou como bailarina de dança oriental. Uma das actuações que recorda com mais carinho é a em que actuou com um cavalo, chamado Trovão, a qual descreve como um “espectáculo de renovação, evolução, glória e distinção”. Mais palavras para quê?
Nagwa Fouad teve que lutar para que a dança do ventre fosse reconhecida e merecedora de respeito. Num mundo em que infelizmente muitos artistas têm que confrontar-se com a má reputação que o seu ofício adquiriu, ela insistiu sempre na importância da dança. Ficou conhecida pela sua faceta lutadora, defensora dos seus valores e princípios e provou a todos que era mais do que uma cara bonita. É sua esta frase: “Com esta dança você pode cheirar o perfume do Este e experimentar uma das Mil e Uma Noites”.

Ela teve quatro casamentos, provavelmente fruto de uma vida vivida à noite, intensamente dedicada à dança, entregando-se a um trabalho rigoroso. O casamento que recorda como os melhores tempos da sua vida, foi o casamento com Sami El-Zoghbi, o gerente na altura do Sharaton Hotel.

Nos anos 70, Nagwa era uma das melhores bailarinas de dança oriental. Muitos ilustres deslocavam-se ao Egipto para a ver dançar, O presidente, Henry Kissinger, era um dos que se deleitava ao vê-la dançar. Na altura, até se indagou sobre o teor da relação entre ambos, dada a admiração que Kissinger nutria por ela. Mas ela sempre se mostrou inflexível, afirmando que nunca poderia ter nada com um pro-zionista e um pro-israelita, sendo ela metade palestiniana, metade egípcia.

Também o presidente dos Estados Unidos, Carter, sempre que viaja até ao Egipto, desejava vê-la dançar.

Mais tarde, teve o seu primeiro papel no cinema, no filme “Shari’Al-Hob”, onde contracenou com actores muitos importantes da época, ao qual se seguiu um papel mais importante em “Malak Wa Shaytan”. Desde então, já protagonizou mais de 100 filmes e dançou em 250.
Hoje em dia, ela não vê razão para se reformar. Considera que a arte não está ligada à idade, nem à nacionalidade, mas está ligada à criação e à presença e personalidade, e se o artista consegue dar e desfruta, deve continuar a actuar.
Ela é a única artista da sua geração que continua a actuar, apesar de já não dançar em clubes nocturnos, continua a fazer teatro e televisão. Faz por exemplo a série “Zizinia”, onde desempenha o papel de Badia Masabni, uma bailarina meteórica, proprietária de um dos mais famosos clubes do Egipto.
Será sempre reconhecida como uma bailarina poderosa, inteligente, graciosa e criativa. Nagwa Fouad ficou na história da dança oriental porque conseguiu mudar a forma como até aí a dança oriental era apresentada em palco. Recordemos que foi a sua interpretação e actuação em 1976 na música de Mohamed Abdel-Wahab, “Qamar Arbaatashar” (“Lua Azul” ou “lua cheia”), melodia composta especialmente para ela, que lhe permitiu transformar a tradicional forma como era apresentada a dança oriental em palco, num espectáculo coreográfico, com muito mais elementos dramáticos.
Sem dúvida, esta peça musical marcou uma transição no percurso de Nagwad e na forma da dança oriental ser apresentada em palco. Como a própria admite, conseguiu harmonizar a dança oriental de Tahia Carioca e Samia Gamal. com o estilo acrobático de Na’ema’s e criar um espectáculo de palco quase como um teatro.
Alguns dos seus vídeos:
• http://www.youtube.com/watch?v=zuALxe26wLU&feature=related
• Nagwa Fouad Set Al Hossen - http://rakssharki.multiply.com/video/item/2041
• http://www.youtube.com/watch?v=itUk7T-JTpA&feature=related - lindo!
• http://www.youtube.com/watch?v=pI7ERf0BT5A - 1973
• http://www.youtube.com/watch?v=ZOj9oJWvESQ&feature=related - completamente teatral
• http://www.youtube.com/watch?v=xeR1CJLSqpQ&feature=related - Nagwa Fouad in white 1
• http://www.youtube.com/watch?v=fZgzrthE_AU&feature=related - N. F. part2
• http://www.youtube.com/watch?v=-HGgpUqfJa4&feature=related - part3
• http://www.youtube.com/watch?v=SkrdsIJ1eBM&feature=related - Najua Fouad*** Accordion-Tabla-Kanoon
• http://www.youtube.com/watch?v=X3NT_p00_Gc&feature=related
• http://www.youtube.com/watch?v=qGG97Nb0U4Q&feature=related
• http://www.youtube.com/watch?v=_0cXdVlVIcc&feature=related
• http://www.youtube.com/watch?v=vm3sGD7yabo&feature=related
• http://www.youtube.com/watch?v=ZgxitTsbxks&NR=1
• http://www.youtube.com/watch?v=xdPoR6SC67s&feature=related - Ali Looz pt1
• http://www.youtube.com/watch?v=9Wgr5W9ERTY&feature=related - Ali Looz pt2
• http://www.youtube.com/watch?v=XPTWWRbhQ1o&feature=related - Sagat-Zills
• http://www.youtube.com/watch?v=pwPq8Y5kezk&feature=related - master class em 2006
• http://www.youtube.com/watch?v=I8cr4-42dik&feature=related
• http://www.youtube.com/watch?v=ecoU6IBV1nE&feature=related
• http://www.youtube.com/watch?v=bJrDinS8X2I&feature=related - drum solo
• http://www.youtube.com/watch?v=52_F6hhn-VM&feature=related - Oriental Workout
• http://www.youtube.com/watch?v=oUiemZid9QU&feature=related - quando já é mais velha – música de Mohammad Abd El Wahab - "Ya Henna"
• http://www.youtube.com/watch?v=50kX6a3hqNo&feature=related

Esta importante bailarina também acompanha as novas tecnologias e tem página no facebook em - http://www.facebook.com/pages/Nagwa-Fouad/165139333391#!/pages/Nagwa-Fouad/165139333391?v=info

Alguns dos seus vários cds:

• “Princess of Cairo Nagwa Fouad”, que se pode comprar - em http://www.buyarabic.com/storeItem.asp?ic=MUAR000138
• “Princess of Cairo Vol.2”, e “Arabian Dance Fever” em - http://pt.israel-music.com/nagwa_fouad/
• “Nagwa Fouad Cairo Delight” - http://www.dancingrahana.com/product/music55/NagwaFouadCairoDelight.aspx
• “Belly Dance” - http://www.maqam.com/store/m/289-Nagwa-Fouad.html
• “The Best of Bellydance Nagwa Fouad, Arabic Cd” - http://cgi.ebay.com/The-Best-of-Belly-Dance---Najwa-Fouad,-Arabic-CD_W0QQitemZ180466315474QQcmdZViewItemQQimsxZ20100208?IMSfp=TL100208192008r38864
• “Arabian Dance Fever, Nagwa Fouad e Samy Farag” - http://www.cdpoint.com.br/DVD/NAGWA-FOUAD---SAMY-FARAG-ARABIAN-DANCE-FEVER+++0640615820022-2-3-T-701.html

Alguns vídeos-cassetes e DVDs:

• “The Great Unknown - Part I” - This is a compilation of various great dancers who made it to the cinema screen, but did not all achieve the same fame as Naima Akef, Samya Gamal or Taheyya Karioka. Here you will see Katie, Nabaweyya Mostafa, Zeinat Olwi, Houda Shamseddin, Suzie Khairy, S
• ohair Magdi, Qatqouta, Sohair Zaki, Nagwa Fouad, Liz & Lyn, Neamat Mokhtar, Amal Ibrahim, Fifi Salamah and Houreyya Mohammed. - http://www.hossamramzy.com/store/product.php?productid=15&cat=252&page=1

• Najwa Fouad in Lebanon DVD Bellydance N EW!! Belly Dance - http://cgi.ebay.com/Najwa-Fouad-in-Lebanon-DVD-Bellydance-NEW-Belly-Dance_W0QQitemZ380117965428QQcmdZViewItemQQptZUS_DVD_HD_DVD_Blu_ray
• Najwa Fouad - Arabian Dance Fever - http://www.aramovies.com/ListFilmsByActor_eng.asp?ActorID=295

Nos Estados Unidos existe uma competição em sua homenagem - Nagwa Fouad Royal Crown Competition With Egyptian Judges In Miami Florida

Trabalho realizado por Margarida Fonseca
Curso "NoveLuas" Viseu - Profª Petra Pinto

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