BAILARINAS NA HISTÓRIA DA DANÇA ORIENTAL



terça-feira, 14 de setembro de 2010

Mona El Said


Mona El Said

None de nascimento - Monah Ibrahim Wafa

Oriunda da egipto, de onde saiu com apenas 13 anos já como bailarina, fugindo para o libano em 1970 devia á ira e ideias conservadoras do seu pai. Aqui torna-se bailarina profissional e muito famosa fazendo atuações nas mais famosas e elegantes casas noturnas em beirute como - Atresh farid el'snight club -. Com um estilo muito proprio de dança, com coreografias precisas movimentos lineares que correspondiam perfeitamente com a musica. Mona el said tentava demostrar em cada atuação a sua emoção da musica com muitos movimentos inovadores provocadndo uma enorme magia em palco. A bailarina Tahiya Carioca apelidou-a como " a princesa do Raks Sharki", na mesma altura em que os tabloides libaneses a batizaram como " o bronze do nilo " -- "El sa'mraa nilo"

Em 1975 regresa ao cairo como estrela de bellydance fazendo atuaçoes nos mais conseituados hoteis e clubes noturnos da região. Sempre acompanhada com uma enorme orquestra e de varios bailarinos de renome na nossa actualidade como Fifi Abdou, Nagua Fouad, Nelli Fouad, Hanan e Nadia fouad. Casou sete vezes e realizou muitos filmes sete dos quais como actriz principal. Com o seu estilo distinto fez dela uma das maiores bailarinas da dança do ventre do seculo XX.
Deu muitas oficinas de dança pelo mundo fora mas principalmente nos E.U. e Reino Unido. Mona foi uma das treinadoras de dança do grupo americano -Bellydance Superstars-. Vive actualmente no cairo.

Mona ficou na história pela sua postura em palco como tambem pela sua elegancia e galamur. Quando pensamos em moda de bellydance Mona é uma das maiores pioneiras.
links:
http://www.belly-dance.org/mona-said.html
http://www.mona-elsaid.com/home.asp
http://www.gildedserpent.com/art29/CEBMonaSaid.htm
http://www.nachatte.net/belly_dance/Mona-Said.php

videos:

http://www.youtube.com/watch?v=YHPQq3-JurQ
http://www.youtube.com/watch?v=2LaxBM_Do_0
http://www.youtube.com/watch?v=Z8pKR_qA7MQ

Mais informações:www.mona-elsaid.com

Trabalho realizado por Sandra Afonso
Curso "NoveLuas" - Viseu

Nenhum comentário:

Postar um comentário