BAILARINAS NA HISTÓRIA DA DANÇA ORIENTAL



terça-feira, 14 de setembro de 2010

Fifi Abdou - فيفي عبده


Fifi Abdou - فيفي عبده


Fifi Abdou não é o seu verdadeiro nome, ela chama-se Atiaat e no que diz respeito à sua data de nascimento, não se sabe bem quando nasceu.

Cresceu numa vila nos arredores do Cairo, onde o pai era policia e a sua mãe doméstica, e tomava conta dela e das 5 irmãs e mais 6 crianças filhas do pai. Quando tinha 12 anos fugiu de casa com a filha de um vizinho que era dançarina numa companhia de folclore, onde acabou por ser solista aos 13 anos. Ela era alta e bem desenvolvida para a idade que tinha.
Fifi afirma nunca ter sido ensinada por uma professora, e cada movimento que executa vem da sua alma. Nunca foi à escola, foi uma autodidacta, aprendeu a ler e a escrever e também Inglês.
As suas raízes populares tornaram-na adorada pelas camadas mais desfavorecidas mas também pelas mais privilegiadas. Há quem diga que tem um repertório de passos muito limitado e que tem um comportamento vulgar e provocante.

É alvo de inúmeras polémicas com as autoridades islâmicas religiosas porque desafia as normas e as restrições religiosas constantemente. A sua atitude desafiadora e livre, face aos tabus da sociedade árabe é ao mesmo tempo, admirada, invejada e temida por muitos. Daí ter sido alvo de perseguição de fundamentalistas e autoridades que face ao seu poder como artista e interveniente activa na sociedade egípcia em pouco a poderiam atingir. Fifi sabe como circular nos corredores da politica e do social egípcio e juntando a isso o seu valor comercial e artístico tornava-se quase intocável.

É a bailarina/actriz mais conhecida em todo o mundo árabe. Uniu os povos como ninguém em torno da sua música, que apelava ao Nacionalismo e ao orgulho daquilo que é tipicamente árabe.

Em 1972, fez a sua primeira aparição em Cinema, como bailarina e actriz, mas consagrou a sua fama em 1989 no filme "Uma Mulher Não é Suficiente". Também trabalhou em Teatro, onde fez peças musicais.

Fifi parou de dançar em 2004. O estilo da sua dança é muito descontraído e assente na improvisação e tem muito mais que ver com a interpretação da musica do que com movimentos de dança perfeitos. É muito conhecida por socializar com a audiência.


http://www.youtube.com/watch?v=tUwqHgLHwtQ

http://www.youtube.com/watch?v=z1Q77nLjXWs&NR=1

http://www.youtube.com/watch?v=wsFrnsjThNo&NR=1

http://www.youtube.com/watch?v=-k8D9gwAJes&NR=1

http://www.youtube.com/watch?v=An1sbTGnO48&NR=1 (um casamento?)

http://www.youtube.com/watch?v=NMng6xXFs2Q&NR=1

http://www.youtube.com/watch?v=a4iBpMcVehU&NR=1

http://www.youtube.com/watch?v=3gyHPK3fLKI&feature=related (lindaaaaa, adorei!)

http://www.youtube.com/watch?v=dp4UUyh53g8&feature=related (excerto de filme?!)

http://www.metacafe.com/watch/398132/fifi_abdo/

http://www.metacafe.com/watch/yt-Jjj7LFdhwNA/2008_fifi_abdou_2/ (video mais recente!!)

http://www.metacafe.com/watch/yt-VDM3bXOuRUg/2008_fifi_abdou_4/(video mais recente!!)

Trabalho realizado por Gisélia Antunes
No curso "NoveLuas" em Viseu - Profª Petra Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário